jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2020

Enfim, o recesso chegou!

Pedro Custódio, Advogado
Publicado por Pedro Custódio
há 5 meses

Ontem, enquanto passeava pelas ruas de Buenos Aires, me lembrei de um sentimento antigo de criança, quando meus lápis já estavam todos pequenos e sem pontas, a borracha era do tamanho de uma moeda de 1 centavo, e meu caderno tinha apenas algumas folhas restantes em branco.

Usava isso como desculpa para não “copiar a matéria”. Minhas notas já estavam fechadas e eu apenas contava os dias para comemorar a chegada das férias.

Apesar de sermos adultos agora, esse sentimento ainda continua real, e sempre comemoramos quando podemos nos desligar de algo que fazemos todos os dias.

Todos os memes que vi até agora sobre o recesso foram assim. A cena de uma criança que sai correndo deixando a mochila para trás, o cachorro que corre na praia em desabalada carreira rumo à água do mar e o advogado que foi para a última audiência do ano de calção de banho e óculos de sol, e a família, em igual traje, aguardava-o no carro.

É só uma data boba, quando a justiça para e os prazos voltam a correr somente no ano que vem, mas é como se alguém nos dissesse: ok, agora vocês podem viver.

Um sentimento de liberdade e alívio toma conta de quem trabalha com justiça, como se não fosse uma injustiça trabalhar o ano inteiro e tirar apenas alguns dias no final do ano para dar uma pausa.

Enquanto vimos 2019 passar como um trem bala, trazendo uma leve impressão de que os fatos que aconteceram em 2018 se deram, na verdade, neste ano - sim, confundi os lugares que passei meus últimos aniversários -, torcemos para que 2020 não seja tão assim.

Talvez estamos correndo atrás das coisas e as coisas estão rápidas demais.

A internet e os deliverys mais rápidos, os lançamentos de filmes e seriados mais rápidos e constantes, os cursos mais rápidos, os relacionamentos e amores mais rápidos, os vídeos do YouTube mais rápidos - se não estiverem, você pode acelerá-los - e o sucesso dos outros parece chegar mais rápido que o seu também.

Depois nos perguntamos o motivo da vida estar passando rápido demais.

Talvez o que não está tão rápido seja o andamento daquele processo ou o dinheiro entrando na sua conta.

Pare um pouco e respire. Por que você anda tão [email protected]? A vida tem outro ritmo, outra toada, outra batida. Você só precisa parar de correr atrás das coisas um pouco e, quem sabe, correr atrás de você mesmo para perceber.

É fato que não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, o que nos leva a dizer sim para algumas coisas e não para outras que talvez fossem mais importantes. Entender isso é essencial porque, se a gente não fizer o que é mais importante, vai continuar alimentando frustrações.

Não se trata de fazer tudo, mas de viver uma vida tranquila e com mais significado, encontrando as melhores respostas dentro de nós mesmos e no nosso tempo.

Tenha coragem de ser quem você é, de ir contra a maioria, de fazer algo diferente, de desenhar o seu caminho e acreditar nele, de arregaçar as mangas e parar de procurar por fórmulas mágicas e dicas de ouro curtas e rápidas.

Existem diversos caminhos e cada um tem o seu, mas há um detalhe que é comum para todo mundo e não tem a ver com ir mais rápido, mas em não parar.

Vá no seu próprio ritmo - não no dos outros - e não pare.

Buenos Aires, Dezembro de 2019.

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olha só, já se tornou escritor internacional! hahaha

Que o recesso seja o banho de refresco que tanto esperamos. Aparentemente uma galera do Jusbrasil já levou isso ao pé da letra...

Boas festas Pedro!

Ps: dá pra mandar um alfajor? continuar lendo

Oi, Alice!

Escritor internacional que nada! Apenas um brasileiro apanhando no espanhol! Hahaha!

Ainda tenho esperança em dias melhores 🙏

PS: acredita que ainda não comi nenhum alfajor?!

Boas festas pra você também, Alice! continuar lendo

Gente... meu recesso não começou ainda não.

Estou eu aqui no meio do mato numa Assembléia de Credores, aguardando votação.

Haha
Boas férias meus queridos. continuar lendo

Hahaha... Boa, Pâmela!

De qualquer forma, bom recesso quando ele começar por aí! Haha!

Abraços e feliz festas também! continuar lendo

Tirando a parte que sinto uma leve invejinha de estar escrevendo de Buenos Aires, o texto foi top (haha)!

Exatamente isso, a vida passa tão rápido que parece que este ano teve uns 3 ou 4 meses.
Grande abraço e tudo de bom em 2020.
Que volte desta viagem com ainda mais inspiração para textos sensacionais para 2020.
Feliz ano novo! continuar lendo

Tive essa sensação também, Suely, e é algo que tenho refletido bastante aqui.

Ter confundido meus últimos aniversários, achando que o que eu fiz no ano passado tinha sido esse ano, foi bem estranho. Haha.

Espero mesmo voltar com boas ideias! A cidade, pelo menos, é inspiradora! 😉

Abraços e ótimas festas pra você também! Que seu 2020 seja repleto de coisas boas e nos vemos nele! continuar lendo

Que alento, hein meu bom?!

Ler esse seu artigo, direto de Buenos Aires, trouxe-me "aires" leves e alegres para um ano tão caótico que foi 2019. Talvez, ainda consiga escrever o meu de final de ano aqui neste folhetim digital. Mas, antemão, estreitar os laços com alguém como você e como a @fatimaburegio foram uma das melhores coisas desse ano.

Esse trecho merece destaque:

"Tenha coragem de ser quem você é, de ir contra a maioria, de fazer algo diferente, de desenhar o seu caminho e acreditar nele, de arregaçar as mangas e parar de procurar por fórmulas mágicas e dicas de ouro curtas e rápidas".

A coragem de ser quem somos, com nossas virtudes e imperfeições é uma tarefa contínua e que exige bastante cautela e cuidado. Hoje mesmo recebi uma lição de uma cliente nesse sentido. Mas seguimos aprendendo. A caminhada só se faz caminhando e a advocacia é uma grande escola para vida.

Aproveite a viagem.

(Há) Braços sempre! continuar lendo

Sigo aqui em Recife ainda, mas em clima de festejos natalinos.

Estarei indo pra praia com o netinho e intercalando entre Recife e uma praia aqui no litoral, pois o espírito, alma e corpo carecem de injeção de ânimo e fé.

Amei ter conhecidodo mais de perto vcs @custodionpedro e @thiagonoronha, até zaps trocamos em algumas ocasiões. Isto foi, e é, muito bom!

Reflexiva, até mandei uma melodia vídeo, há pouco, para o Thiagão! Coisas de mãe...rsrsrsrs

O texto do Pedrão balançou um pouco minhas bases, mas optei por guardar alguns segredos para momentos mais cara a cara, pois eu tenho certeza que este dia vai chegar. E, se não chegar naturalmente, eu crio.

O passeio para Sergipe está mais de pé que se imagina. Só terei a cautela de saber se o Thiago e sua noiva estarão na terrinha nos dias da minha estadia juntamente com o meu maridão.

Vamos em frente, que aqui estou tomando seríssimas decisões guardadas a sete chaves.

Já que é Natal, vai um 😘 mesmo! continuar lendo

Queridos amigos Thiago e Fátima!

Não tenho dúvidas de que, das portas que o Jusbrasil abriu para mim, ter conhecido pessoas como vocês foi a melhor ❤️

Apesar de distantes, me sinto próximo de vocês! :)

Da região nordeste eu conheço a Bahia. Bora agilizar esse encontro em Sergipe ou Recife!!! Haha!

Abraços! continuar lendo