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19 de Fevereiro de 2020

A importância do blog e do conteúdo na advocacia

Pedro Custódio, Advogado
Publicado por Pedro Custódio
há 2 anos

Recentemente eu contei num texto que eu era um advogado totalmente offline. Se você tentasse me encontrar na internet, ia se deparar com um um LinkedIn sem vida ou um Instagram com fotos de comida.

Quando eu percebi a importância de aumentar a minha visibilidade na rede, comecei a investir tempo e energia trabalhando por aqui.

Como?

Publiquei um blog e comecei a produzir conteúdo.

Deu resultado?

Essas são as estatísticas do meu blog, e eu não gastei um real com publicidade:

Um blog bem escrito e com conteúdo relevante é uma estratégia perfeita – e muito barata – para que você seja encontrado pelas pessoas certas, gerando novos seguidores e clientes para o seu negócio jurídico.

Se você ainda tem dúvidas, eu separei abaixo 6 razões para você fortalecer sua presença digital.

1 - Criar uma extensão do seu escritório

Se você parar para pensar, ter uma visita no seu site ou blog é como ter uma visita no seu escritório – não se esqueça que, provavelmente, há mais pessoas navegando na internet agora do que passando na rua do seu escritório.

Com um blog você pode conscientizar o público sobre sua prática, sua área de atuação e, além disso, criar fontes de recomendação e parcerias. Já tive textos meus publicados no Migalhas, no Espaço Vital e, recentemente, no befreela.

2 - Aumentar sua visibilidade

Não é novidade que as pessoas estão usando – e muito – a internet. O tempo todo tem gente buscando informações e consumindo conteúdo sobre suas necessidades ou dúvidas. Se a pessoa encontrar a solução que ela procura no conteúdo do seu blog, ela terá o seu contato, podendo iniciar um diálogo ali mesmo.

O cliente se sentirá atendido e você ganhou um prospect.

Além disso, suas postagens no blog podem servir de material para outras redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, aumentando ainda mais sua visibilidade e credibilidade.

Ter um blog com conteúdo relevante é como acertar o alvo e ser visto por um grupo seleto de clientes e potenciais clientes.

3 – Ficar bem colocado no Google

Um blog com conteúdo de qualidade é a melhor maneira de alcançar as primeiras páginas de resultados do Google.

O Google ama conteúdo novo, e quanto mais conteúdo novo e de qualidade você gerar, mais páginas serão indexadas nos motores de busca.

4 - Gerar mais autoridade na sua área de atuação

Se você quer fortalecer seu negócio e se lançar como um expert na sua área, confie em mim, o blog é ideal para isso. É uma ótima oportunidade para desenvolver conteúdo e compartilhar conhecimentos aprofundados sobre os temas que você domina.

Assim, você será lembrado por potenciais clientes quando eles precisarem de uma solução que você tem a oferecer.

5 – Mensurar resultados

Tendo um blog, você pode saber o número de visitantes, de onde eles vieram e sobre o que mais se interessaram. Saber esses dados permite que você tenha algumas estratégias sobre o que escrever.

Por exemplo, se você atua na área do direito de família e alguém encontrou seu site pesquisando sobre adoção, você poderá escrever sobre os passos de um processo de adoção.

6 – O "terreno" é seu

Vejo muitos advogados investindo no Facebook, seguindo a lógica de que "se todo mundo lá, é para lá que eu vou." E isso é ótimo, com certeza!

Mas é fato que o Facebook vive mudando suas políticas de uso. Imagine que você tenha uma boa audiência por lá e, de repente, não consegue mais acessar todos os seu contatos sem pagar caro por isso. Não podemos reclamar, pois o terreno é deles.

Com um site ou blog, você constrói uma "base" própria, ou seja, um espaço em que você mesmo define suas regras.

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Gostou desse texto? Toda semana eu escrevo sobre coisas interessantes e separo algumas dicas legais. Se você quiser receber por e-mail, basta se cadastrar qui. Ficaria feliz em ter seu contato ;)

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Publicado originalmente no meu blog

6 Comentários

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Muito bom, @pedrocustodion . Cada vez mais as pessoas estão procurando soluções online, que é muito mais cômodo. O acesso a internet só tende a aumentar, então é melhor a gente buscar logo nosso espaço na web. continuar lendo

Oi, Natália!

Com certeza!

Manter um blog ativo com conteúdos interessantes só aumentam as chances de ser visto e lembrado pelas pessoas.

Obrigado pelo seu comentário!

Abraços! continuar lendo

Dica Excelente dr Pedro e realmente tenho frequentemente me deparado com esta necessidade de integrar-se neste universo, mas é relevantíssimo o testemunho de alguém que já confirmou a importância desta ferramenta na prática. desde já o meu muito obrigado. continuar lendo

Oi, Aparecido!

Muito obrigado pelo seu comentário!

Publiquei meu blog em Dezembro de 2017, e posso afirmar: dá resultado!

Grande abraço e sucesso a você! continuar lendo

Olá @pedrocustodion, obrigado por compartilhar suas experiencias. Tais informações são de grande valia para advogados iniciantes (meu caso) que buscam um modelo de advocacia atual e que dê resultados.

No segundo semestre deste ano irei montar meu escritório no interior do Maranhão e pretendo colocar tudo que disse em prática, pois estarei em uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes e vejo que só através da internet eu poderei chegar até a casa de possíveis clientes de outras cidades, expandindo virtualmente meu escritório.

Você indica alguma plataforma para a criação de um blog?

Grato! continuar lendo

Fala, Benício!

Cara, que bacana sua ideia! Desejo muito sucesso a você!

Sobre a plataforma, eu utilizo o Wordpress. Já o domínio e a hospedagem, eu contratei com a Hostgator ;)

Obrigado pelo seu comentário!

Abraços! continuar lendo